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A Caminho da Excelência no Varejo de Material de Construção
Grandes varejistas do Matcon apostam em um modelo diferente de loja!
Nomes tradicionais do varejo de
Material de Construção
apostam em um modelo diferente de loja, mais direcionado ao especificador e ao público que busca personalização e exclusividade. Esses negócios, porém, exigem atenção e planejamento detalhado.
Com a rápida evolução do varejo como um todo, das tecnologias ao comportamento dos consumidores, muitos lojistas buscam novas formas de se diferenciarem da concorrência e oferecerem mais conforto aos seus clientes. Mais benefícios, novos produtos, novos formatos de lojas passam a ser necessários para atender a variados perfis de consumo, a exemplo das lojas conceito ou lojas boutiques, que vêm ganhando força no setor de material de construção, principalmente em mercados mais maduros e regiões urbanizadas.
De forma geral, são pontos de venda especializados em poucas categorias de produtos, com ambiente mais personalizado, mix mais elaborado ou mesmo exclusivo, serviços mais focados e maior proximidade com públicos especificadores, como designers e arquitetos ou consumidores que buscam por pontos premium, melhor curadoria e personalização.
Para o designer de varejo e sócio da Santo Traço Design para Varejo,
Douglas Madureira
, nesse modelo, a qualidade do atendimento e a estética do espaço têm tanto peso quanto os próprios produtos, visão que tem se tornado uma tendência, com revendedores apostando nessas lojas para se destacarem e conquistarem um público mais qualificado.
Esse modelo tem transformado a percepção tradicional de que lojas de material de construção são puramente funcionais e pouco atrativas, agregando valor estético e emocional à experiência de compra, tomando-se verdadeiros espaços de inspiração, proporcionando a experiência de compra memorável.
Ao optarem por uma loja conceito, revendedores já tradicionais abrem perspectivas de negócios diferentes dos moldes que os tornaram reconhecidos no mercado, muitas vezes generalistas, e têm a chance de não apenas oferecer um novo valor, como experimentar outras possibilidades em termos de mix, atendimento, tecnologias, serviços, layout, exposição, entre outros pontos.
As lojas conceito as chamadas
flagship store
visam oferecer mais conforto, em um espaço mais valorizado em termos de layout; iluminação; arquitetura; exposição mais criativa e original, até mesmo explorando aspectos sensoriais e emocionais do consumidor, por exemplo, por meio de perfumes, músicas, cores e interatividade. Isto sem deixar de lado os valores da marca, mas com olhar de um cliente aberto a uma maior imersão no processo de compra e nas questões arquitetônicas e de decoração e que busca diferenciação.
Reportagem
:
Adriane Guerreiro
Veja esta e outras matérias completas na íntegra na Edição 366 gratuitamente pela Versão Digital da Revista Anamaco:
http://www.revistaanamaco.com.br/edicoes-digitais
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Material de Construção
apostam em um modelo diferente de loja, mais direcionado ao especificador e ao público que busca personalização e exclusividade. Esses negócios, porém, exigem atenção e planejamento detalhado.
Com a rápida evolução do varejo como um todo, das tecnologias ao comportamento dos consumidores, muitos lojistas buscam novas formas de se diferenciarem da concorrência e oferecerem mais conforto aos seus clientes. Mais benefícios, novos produtos, novos formatos de lojas passam a ser necessários para atender a variados perfis de consumo, a exemplo das lojas conceito ou lojas boutiques, que vêm ganhando força no setor de material de construção, principalmente em mercados mais maduros e regiões urbanizadas.
De forma geral, são pontos de venda especializados em poucas categorias de produtos, com ambiente mais personalizado, mix mais elaborado ou mesmo exclusivo, serviços mais focados e maior proximidade com públicos especificadores, como designers e arquitetos ou consumidores que buscam por pontos premium, melhor curadoria e personalização.
Para o designer de varejo e sócio da Santo Traço Design para Varejo,
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, nesse modelo, a qualidade do atendimento e a estética do espaço têm tanto peso quanto os próprios produtos, visão que tem se tornado uma tendência, com revendedores apostando nessas lojas para se destacarem e conquistarem um público mais qualificado.
Esse modelo tem transformado a percepção tradicional de que lojas de material de construção são puramente funcionais e pouco atrativas, agregando valor estético e emocional à experiência de compra, tomando-se verdadeiros espaços de inspiração, proporcionando a experiência de compra memorável.
Ao optarem por uma loja conceito, revendedores já tradicionais abrem perspectivas de negócios diferentes dos moldes que os tornaram reconhecidos no mercado, muitas vezes generalistas, e têm a chance de não apenas oferecer um novo valor, como experimentar outras possibilidades em termos de mix, atendimento, tecnologias, serviços, layout, exposição, entre outros pontos.
As lojas conceito as chamadas
flagship store
visam oferecer mais conforto, em um espaço mais valorizado em termos de layout; iluminação; arquitetura; exposição mais criativa e original, até mesmo explorando aspectos sensoriais e emocionais do consumidor, por exemplo, por meio de perfumes, músicas, cores e interatividade. Isto sem deixar de lado os valores da marca, mas com olhar de um cliente aberto a uma maior imersão no processo de compra e nas questões arquitetônicas e de decoração e que busca diferenciação.
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